Justificativa de Enredo
Justificativa de Enredo

O Enredo escolhido para o Desfile de Carnaval 2013 do GRES Acadêmicos da Abolição é: "Sou Negro, Sou Raça, Sou Vida...Sou Abolição".

 

De autoria do Carnavalesco Marcio Puluker, tido pela mídia especializada como uma das maiores revelações da Nova Geração de carnavalescos do Carnaval Carioca, o Enredo busca desenvolver a história do Negro vindo do continente africano na condição de Escravo, enfrentando a luta pela Liberdade. Constrói em solo brasileiro sua Vida, enriquecendo sobretudo a nossa Cultura e Economia, ao criar raízes de variadas matizes. 

O processo de  Abolição da Escravatura no Brasil tem relevo nessa história, não somente pela conquista significativa da LIBERDADE  na perspectiva de ausência de submissão, servidão, qualificando a independência da criatura humana, como também por ter emprestado ao bairro o próprio nome ABOLIÇÃO, que é motivo de orgulho dos moradores.

A Atual Av. Dom Hélder Câmara (antiga Av. Suburbana), integrou o chamado Caminho Imperial também chamado  Estrada Real de Santa Cruz, que unia a cidade do RJ ao sertão nos séculos XVII e XVIII. Era o caminho por onde passava o ouro até a metrópole portuguesa. Importante frisar que a atual Av. Intendente Magalhães também integrou o Caminho Imperial e será exatamente lá que, séculos após, em 2013,  o GRES ACADÊMICOS DA ABOLIÇÃO em esforço ímpar tentará resgatar toda uma história local que se confunde com a própria história do país.

O bairro da Abolição hoje se apresenta como um local festeiro, onde o samba de raiz tem espaço cativo e as festas juninas fazem parte do calendário anual. Muito desse espírito festeiro acredita-se herança negra, pois em que pese o açoite, o negro nunca deixou se arrebatar pela tristeza e passividade, antes pois, é uma raça de celebrações.

Região de  comércio forte e diversificado, o bairro da Abolição está entre os 15 maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) da Zona Norte, considerado elevado.

Com o enredo do Carnavalesco Marcio Puluker, apoiado sobremaneira pelas Diretorias de Carnaval e Administrativa da nova gestão e especialmente por sua aguerrida comunidade, o GRES ACADÊMICOS DA ABOLIÇÃO entrará na Avenida Intendente de Magalhães em busca da VITÓRIA, alicerçada na Raça e na Vida do Negro!